Mito ou verdade?

5 mitos/verdades sobre os nossos dentes!

Sabemos que a saúde oral o preocupa e que é sem duvida algo que requer a sua maior atenção, não só pela parte estética, mas também funcional.
Vamos ajuda-lo a esclarecer alguns mitos e verdades para garantir o melhor para a sua saúde oral.

1. Devemos escovar os dentes logo após a ingestão de alimentos ácidos.

Mito.
A escovagem só deve ser feita num período de espera após a ingestão de alimentos ou bebidas ácidas. Isto porque ao ingerir alimentos ácidos o esmalte dos nossos dentes fica mais frágil e mais propenso à abrasão da escova. Deste modo não escovar imediatamente, ajuda a normalizar o ph da cavidade oral e o esmalte remineraliza.

2. A escovagem mais importante do dia é antes de dormir.

Verdade.
Quando dormimos há uma diminuição da produção de saliva, motivo pelo qual existe uma menor neutralização dos ácidos produzidos pelas bactérias quando ingerem açúcar. Por este motivo é extremamente necessária a escovagem antes de ir dormir para eliminar todos os restos de alimentos presentes na cavidade oral. Esta escovagem é especialmente importante em crianças que ainda possuem dentes de leite, uma vez que estes são menos mineralizados e, portanto, mais suscetíveis a cárie.

3. A gravidez enfraquece os dentes.

Mito.
Na gravidez há alterações hormonais e com isso a inflamação gengival é mais frequente. Contudo, a gravidez não aumenta o risco de cárie dentária. Para diminuir a inflamação durante este período recomendamos uma consulta com o seu Médico Dentista para que este possa aconselhar relativamente à melhor maneira de gerir os riscos acrescidos de inflamação gengival durante este período.

4. Não se deve escovar se a gengiva sangrar.

Mito.
Se as gengivas sangrarem durante a escovagem é um sinal de que de está presente inflamação gengival. Para se ver livre dessa inflamação é necessário reforçar a escovagem se não o fizer a inflamação aumenta e aliado a isso o sangramento também. Assim sendo se as suas gengivas sangrarem deve caprichar na higiene oral e até mesmo melhorar a técnica de escovagem e insistir no uso de fio dentário. Caso o sangramento se mantenha poderá ser necessária uma consulta com o seu médico dentista para conselhos e procedimentos mais específicos.

5. Devemos bochechar no final da escovagem

Verdade, mas…
É importante passar por água após a escovagem, no entanto se o fizermos com demasiada força ou pressão eliminamos todos os restos de pasta dentífrica. Isso não é benéfico uma vez que os restos de pasta, graças à presença de flúor na sua composição, contribuem para o reforço da estrutura do dente. Quanto ao uso de elixires no final da escovagem, não existe evidência de que estes contribuam para uma diminuição da inflamação gengival ou do risco de cáries.

Ficou com alguma questão?

Open chat