Dentes do siso: tirar ou não tirar?

Os dentes do siso (ou terceiros molares), são por norma, os últimos dentes a nascer, quer no maxilar superior como no maxilar inferior. Normalmente aparecem no final da adolescência ou no início da idade adulta. Por serem os últimos dentes a erupcionar, é frequente a falta de espaço parcial (dente mal posicionado) ou total (dente incluso, ou seja, dente “preso” no interior do maxilar) para o seu correto posicionamento.

Com a evolução da espécie humana, os dentes do siso tenderão a desaparecer gradualmente, sendo que já há pessoas que não têm os dentes do siso.

Os dentes do siso estão sempre indicados para extração?

Apesar de os dentes do siso não terem uma função mastigatória importante, eles nem sempre têm que ser extraídos. Se estes erupcionarem numa posição correta de forma a não afetarem a integridade e função dos restantes dentes a sua extração não está indicada (desde que a correta higiene esteja garantida).

Existe, no entanto, um conjunto vasto de indicações para a extração dos dentes do siso:

  • Dentes do siso cariados;
  • Que sejam de difícil higienização;
  • Caso estejam inclusos (que não estão visíveis) ou semi-inclusos (não nasceram na totalidade);
  • Dentes do siso que não têm par;
  • Que estejam mal posicionados e que ferem a bochecha ou durante o processo mastigatório, ou que aumentem o risco de cárie nos segundos molares;
  • Dentes do siso que estejam a provocar dor ou infamação constante.
siso

Como já vimos, há vários fatores que podem levar a que tenha que extrair os seus dentes do siso, no entanto não é regra. Mas se tiver necessidade de os extrair não precisa de se preocupar, não é um processo doloroso, trata-se de uma pequena cirurgia. Siga todos os cuidados e recomendações do seu médico dentista para que tudo corra pelo melhor.


Ficou com alguma questão?

Ligue connosco!

Open chat