Como manter a Gengiva Saudável e atuar em caso de Doença Gengival
Ter a gengiva saudável pode representar ter dentes mais fortes, pois a gengiva é responsável por cobrir os ossos que sustentam os dentes formando uma vedação firme ao redor dos dentes, esta é formada por um tecido mole, semelhante à pele que limita os lugares onde a placa bacteriana pode crescer.
A gengiva saudável tem uma cor rosa ou coral suave, apesar de poder conter outros pigmentos, dependendo da sua origem étnica.
Por outro lado, se as gengivas apresentarem um aspeto avermelhado, se tiverem inchadas, se sangrarem ao escovar os dentes ou usar o fio dental ou se começarem a se retrair, são alterações que podem indicar sinais de doença da gengiva.
O que pode causar doença gengival?
A principal causa de doença da gengiva é a formação da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva (onde a gengiva se encontra com o dente). Se a placa não for removida com a escovação dos dentes e o uso do fio dental de modo frequente, pode causar irritação e gengivite, que é uma forma inicial e reversível da doença da gengiva.
Se a gengivite não for devidamente tratada, pode enfraquecer a vedação entre a gengiva e os dentes, permitindo o surgimento de pequenos espaços ou “bolsões”. Quando não tratados ao longo do tempo, esses bolsões entre a gengiva e os dentes podem aumentar e se transformar em uma das formas mais graves da doença da gengiva, periodontite, que é irreversível e pode causar perda de dentes.
O que é a Periodontite?
Periodontite (ou doença periodontal) é uma infeção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes, coletivamente conhecidos como periodonto.
A periodontite é a segunda fase da doença da gengiva e a mais grave. Uma vez detetada, a periodontite é irreversível e pode levar à perda permanente de dentes. Exige acompanhamento e tratamento médico dentário.
O que causa a periodontite?
Como já adiantamos anteriormente, a periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e por baixo da linha da gengiva, isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam os dentes se tornem irreversivelmente danificados. Se não for tratada, pode resultar em dentes soltos, que podem cair ou que precisem ser removidos por um dentista.
Sinais de alerta
A periodontite é a etapa final do processo de doença gengival. Diferentemente da gengivite, não pode ser revertida e, muitas vezes, tem consequências graves e duradouras para o aspeto de seus dentes e gengiva. Por isso, é extremamente importante não deixar a situação chegar a esse ponto.
A presença de sangue na saliva ao escovar os dentes ou usar o fio dental, mau hálito e vermelhidão ou gengiva inchada são os primeiros sinais de doença da gengiva. É importante não ignorar estes sinais de alerta, se identificar estes sinais, é fundamental conversar com seu dentista imediatamente. Ele poderá orientá-lo sobre o melhor tipo de tratamento, antes que o problema se agrave.
Também é possível reduzir o risco de doença da gengiva mantendo uma boa rotina de higiene oral, que passa pela escovagem dos dentes três vezes ao dia, uso do fio dental e check-ups dentários frequentes.
Como é que a placa bacteriana pode causar doença gengival?
Sabia que pode ter presente a sua boca mais de 300 tipos de bactérias? Na verdade, isso é perfeitamente normal, mas apenas uma pequena parte dessas bactérias pode causar cárie dentária ou doença da gengiva. No entanto, mesmo que seja uma pequena quantidade de bactérias a infiltrar, isso pode levar a uma série de problemas, como o sangramento da gengiva, gengiva inchada (devido à gengivite) e posteriormente problemas mais graves, como periodontite e até perda de dentes.
A placa bacteriana é uma das causas mais comuns de doença da gengiva, esta quando não é removida através da escovação diária e o uso do fio dental, a placa bacteriana pode se transformar em tártaro, uma substância quebradiça que se acumula ao redor da linha da gengiva e que se agarra firmemente em seus dentes, dificultando a limpeza.
Como prevenir a formação de placa bacteriana?
É fundamental fazer check-ups frequentes no dentista para que ele verifique a quantidade de placa bacteriana na sua boca e trate eventuais problemas antes que a situação se agrave. Na eventualidade de se aperceber de algum sinal de gengivite, deve de imediato contatar o seu médico dentista. Relembramos a importância da escovagem e a utilização do fio dentário, pois o fio chega a áreas de difícil acesso, por exemplo entre os dentes.
Use uma escova de dentes manual ou elétrica com cabeça pequena e cerdas arrendondadas suaves e não se esqueça de limpar ao redor da linha de gengiva.
Enxágue com um antisséptico bucal para uso diário, que ajuda a proteger a gengiva saudável.