Sensibilidade dentária: O que provoca?

O que é sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária é um incómodo ou dor que sente quando os seus dentes entram em contacto com algo frio, quente ou até mesmo com o doce. Este é um problema bastante comum com diversas causas. 

O que provoca sensibilidade dentária?

7 motivos para a sensibilidade dentária:

1

Escovagem traumática – Ao contrário do que possa pensar, escovar os dentes com força não é sinónimo de escovar bem. A escovagem com muita força tem consequências em que a sensibilidade é uma delas. Escovar os dentes com força aliado a uma escova com cerdas duras provoca desgaste no esmalte do dente (camada superficial do dente) e provoca também recessão da gengiva. Portanto, já sabe, opte por escovas com cerdas suaves.

2

Ingerir alimentos açucarados e/ou ácidos – Os alimentos ácidos não só fazem mal ao estômago, além disso, também prejudicam os nossos dentes quando ingeridos em excesso. A acidez em excesso leva à erosão do esmalte (a camada externa do dente) o que por consequência provoca sensibilidade, pela exposição da camada mais interna do nosso dente. O açúcar acumulado também acaba por dar sensibilidade dentária, por isso é importante escovar os dentes após a ingestão de doces para que não haja acumulação de bactérias que levem ao aparecimento de cáries e que podem também levar a recessão gengival.

3

Ranger ou apertar os dentes – É um ato também denominado por bruxismo. O ranger ou apertar os dentes, provoca um desgaste progressivo no esmalte do dente o que leva a expor a dentina, que é a parte que dá sensibilidade aos nossos dentes, e com isso pode ter dor tanto ao frio como ao quente.

Se tem dúvidas sobre o bruxismo nós

4

Pastas dentífricas abrasivas– Existem algumas pastas de dentes que nem sempre são aconselháveis porque contêm alguns químicos e microcristais que com o uso continuo vão provocando no esmalte um desgaste por abrasão, como por exemplo as pastas de dentes branqueadoras ou de carvão. Idealmente evite este tipo de pastas.

5

Problemas periodontais: A periodontite, mais conhecida como “piorreia”, é uma doença que destrói o osso e os tecidos que suportam o dente. Essa destruição leva a que haja uma recessão da gengiva em que a raiz do dente fica exposta, provocando assim sensibilidade dentária.
Tenha em atenção em nunca faltar aos controlos no seu dentista, de 6 em 6 meses é necessário fazer uma destartarização para remoção do tártaro, também um dos responsáveis pelos problemas periodontais.

6

Tratamentos dentários recentes– Algumas intervenções médico-dentárias podem provocar uma sensibilidade que tende a ser temporária, como em restaurações, branqueamentos, destartarizações, entre outros. Se os sintomas prevalecerem durante um grande período de tempo, ou se tiver alguma dúvida, ligue connosco para o orientar da melhor forma.

7

Dentes partidos ou com caries – Um dente partido ou lascado, pode expor a dentina do dente o que origina sensibilidade. Da mesma forma, se tiver um dente cariado em que a cavidade da carie já seja profunda e tiver atingido a dentina, também acaba por lhe causar sensibilidade dentária.

Ficou com alguma dúvida ou alguma destas situações se aplica a si?

Open chat