A primeira ida ao dentista das crianças

Garantir uma saúde oral para os mais pequeninos é uma das várias preocupações que faz parte do nosso dia-a-dia.
O momento da primeira visita da criança ao Médico Dentista é sempre alvo de dúvidas, neste sentido, resolvemos ajudar esclarecendo tudo aquilo que precisa saber.

O que precisa de saber para garantir a saúde oral do seu filho

  • Quando devo começar a levar o meu filho ao dentista?

As visitas ao dentista devem começar por volta dos 2 ou 3 anos, que é a idade em que as crianças concluem a dentição de leite, de modo a instituir um plano preventivo de saúde oral e detetar hábitos que possam no futuro ser prejudiciais.

  • Se o meu filho não tiver nenhuma queixa, devo aguardar que tenha para o levar ao dentista?

Não. Ainda que sem sintomatologia associada, após completar a dentição de leite, deve trazer o seu filho ao dentista para ele se ir ambientando, pois se a primeira visita for uma situação de crise e/ou com dores, ele vai passar a  associar o consultório dentário a algo mau, fazendo muitas vezes com que a sua primeira experiência no Dentista seja negativa, afetando a sua colaboração em visitas futuras.
Queremos que a percepção da ida ao dentista por parte do seu filho seja encarada como algo natural, criando esse hábito preventivo de visitas periódicas desde criança.

  • Qualquer dentista pode atender o meu filho?

Na nossa clínica temos um médico dentista especializado no atendimento de crianças, um odontopediatra. É um profissional vocacionado para os mais pequeninos.
Na consulta, mesmo sem sintomatologia, vai ajuda-los em todos os níveis de prevenção de problemas futuros, tais como hábitos de higiene oral, alimentares ou outros.

Open chat