A importância do fio dentário na sua Higiene Oral

O fio dentário é um complemento da escovagem, este ajuda a manter uma boa saúde dos dentes e das gengivas dai a importância da sua utilização, pois a escovagem não é suficiente para remover toda a placa bacteriana (restos de comida e bactérias) que se acumula ao longo do dia. O fio dentário deve ser utilizado antes da escovagem, este atua onde a escova não consegue chegar.

A questão que se coloca é como podemos ter a certeza que estamos a utilizar o fio adequado para o nosso sorriso?

  • Fio dentário não encerado – é o que mais facilmente encontramos à venda. O fio não encerado, tem mais tendência a quebrar ou desfiar, isto acontece precisamente por o fio não ter textura oleada, no entanto, está indicado para espaços interdentários muito pequenos.
  • Fio dentário encerado – este facilita muitas vezes a sua utilização. Como é encerado, desliza facilmente permitindo assim a higienização entre dentes que estão muito juntos.
  • Fio dentário expansível – preenche o espaço interproximal e permite a remoção mais eficaz da placa bacteriana nesta zona.
  • Fita dentária – é mais larga, mas mais fina do que o fio. É uma boa opção pelo facto de ser mais eficaz a remover a placa bacteriana porque consegue, na totalidade, preencher o espaço interdentário.
  • Super floss/ Acess floss / Implant floss – é indicado para pacientes com aparelhos ortodônticos fixos, coroas e implantes. É constituído por uma ponta que permite passar por baixo dos aparelhos e coroas permitindo higienizar os dentes, implantes e gengivas de forma correta.
  • Fio dentário com suporte – apresenta um suporte em plástico que muitas vezes pode facilitar o seu uso, no entanto a sua eficácia é mais reduzida em relação aos outros tipos de fio, não conseguindo remover a totalidade da placa bacteriana.

Como explicamos anteriormente, existem vários tipos de fio dentário e este deve ser adaptado à condição de cada paciente, peça ajuda ao seu médico dentista para escolher a melhor opção para o seu sorriso.

Carregue no botão “Saber mais” para obter mais informações, sobre como realizar uma correta e completa higiene oral!

Open chat