Periodontologia
O que é a periodontologia?
A Periodontologia é orientada para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que atuam sobre os tecidos responsáveis pelo suporte dos dentes (ossos e gengivas).
A Periodontite é uma das doenças orais mais prevalentes, que consiste num problema crónico degenerativo da parte óssea e gengival que envolve a dentição. O seu tratamento passa pela remoção do fator causal, que geralmente é bacteriano. Dentro desta área podemos também incluir a cirurgia oral, tais como enxertos de gengiva realizados para corrigir retrações gengivais.
Que doenças periodontais existem?
A gengivite é uma inflamação que afeta exclusivamente as gengivas. Trata-se de uma situação reversível, pouco desconfortável e frequentemente causada por higiene oral incorreta.
A periodontite é uma condição mais grave que afeta todos os tecidos periodontais, com a destruição irreversível do osso e dos ligamentos que sustentam os dentes. Esta complicação oral requer uma abordagem preventiva, uma vez que, em estágios avançados, pode levar à perda dos dentes, se não for tratada a tempo.
A recessão gengival refere-se à exposição da raiz do dente devido à retração gengival. O tratamento da periodontologia pode envolver técnicas para cobrir a raiz exposta, como enxertos gengivais, para melhorar a estética e proteger a sensibilidade.
Para casos de sorriso gengival, em que uma parte significativa das gengivas é visível ao sorrir, as opções de tratamento podem incluir procedimentos cirúrgicos para reposicionar a gengiva e melhorar a estética do sorriso.
Como é feito o tratamento de doenças periodontais?
O tratamento das doenças periodontais foca-se na eliminação eficaz de tártaro e placa bacteriana, realizado no consultório através de procedimentos indicados pela nossa equipa de médicos dentistas, que são realizados sob o efeito de anestesia local.
Quais são os benefícios da periodontologia?
Além de promover uma boa saúde oral, esta especialidade tem a capacidade de evitar a perda precoce de dentes por inflamação da gengiva, eliminar a dor e sangramento do tecido gengival e, ainda, a resolução de complicações orais como a halitose.
RESPONDEMOS ÀS SUAS DÚVIDAS
Perguntas Frequentes
Esclarecemos as questões mais comuns, desde o tratamento em si a cuidados pós-tratamento.
Sim. Dependendo de cada caso, pode ser necessário realizar enxertos ósseos, uma vez que os implantes dentários necessitam de uma estrutura forte que os suporte. Cada caso clínico é único, portanto recomendamos consultar o seu médico dentista para fazer um diagnóstico completo para encontrar a melhor solução para si.
Os pacientes devem estar atentos aos vários sinais indicadores da doença periodontal: gengivas inflamadas e vermelhas, sangramento durante a escovagem, recessão gengival, sensibilidade dentária e mau hálito ou sabor desagradável na boca.
Recomendamos o agendamento de uma consulta, caso identifique alguns destes sintomas, para prevenir a progressão da doença periodontal e manter uma saúde oral adequada.
A prevenção ativa é a chave para manter gengivas saudáveis e prevenir complicações associadas à doença periodontal. Através de uma escovagem dos dentes ao longo do dia e a utilização do fio dentário, é possível eliminar a placa bacteriana que se vai assentando nos dentes.
Além disso, as visitas regulares ao nosso consultório permitem um acompanhamento mais próximo do problema, através de consultas de higiene oral e destartarizações, que devem ser realizadas, idealmente, a cada 6 meses.
Para remover a carga bacteriana localizada abaixo do nível da gengiva, pode ser indicada uma cirurgia oral. Neste procedimento, a gengiva é delicadamente levantada para permitir a limpeza completa da área afetada, sendo posteriormente suturada de volta ao seu lugar. Em alguns casos mais complexos, pode ser necessário recorrer ao enxerto ósseo ou gengival, de forma a recuperar os tecidos perdidos e restaurar a saúde oral do paciente.
Na Esmalte Clinic, cada caso é avaliado individualmente, e o tipo de cirurgia é determinado após a realização de uma consulta de diagnóstico, onde o seu médico dentista vai analisar os seus exames e definir o melhor plano de tratamento para cada caso clínico.