Bruxismo: Sintomas, tratamento e recomendações!
O que é o bruxismo?
O Bruxismo é uma parafunção, uma desordem funcional do nosso sistema nervoso, que se manifesta através do apertar ou o ranger dos dentes.
Por norma é algo que acontece enquanto dormimos, é um ato inconsciente e por norma não nos apercebemos que o fazemos.
Esta disfunção não deve ser desvalorizada uma vez que a pressão exercida sobre os dentes provoca um desgaste irreversível, entre outros sintomas, como dor de cabeça e cansaço ao acordar.
Quais os sintomas do bruxismo?
Além do desgaste visível dos dentes (em casos extremos há uma diminuição evidente no tamanho dos dentes).
A dor de cabeça é outro sintoma muito comum que a maioria das pessoas não associa à função dentária e que em muitos casos é apenas solucionável com um dentista especializado na área de oclusão, ATM e dor orofacial.
Outro sintoma é a presença de um estalido ao abrir e fechar a boca, zumbido no ouvido, dor no trapézio e dor nos músculos da mastigação.
Nem sempre a pessoa consegue diagnosticar autonomamente, muitas vezes é detetado por alguém que ouça o barulho do ranger dos dentes enquanto dorme, ou por sinais e sintomas detetados pelo seu dentista.
Porquê que tenho bruxismo?
O bruxismo está associado a situações de stress, ansiedade e/ou a problemas na oclusão dentária. Ter os dentes desalinhados nem sempre é apenas uma questão estética, pois além disso pode provocar dores na articulação.
Tem Tratamento?
Devido às várias causas que podem levar ao bruxismo, não há um tratamento específico para todas as pessoas que apresentam esta condição. Assim, a nossa equipa reúne os sinais e sintomas de cada paciente de forma a detetar o que está a dar origem ao bruxismo e poder de forma personalizada solucionar o problema.
A solução pode passar pelo uso de aparelho dentário se for um caso de má oclusão (dentes desalinhados). No entanto, na maioria dos casos o tratamento passa por usar uma goteira de miorrelaxamento muscular, que ajuda a diminuir a atividade muscular e a relaxar de forma a que estes não estejam sempre em tensão, e previne também o desgaste dos dentes.
Além disso, muitas das vezes, juntamente com o tratamento dentário pode ser necessário intervir com fisioterapia para aliviar a pressão mais severa na articulação.
Quais as Recomendações?
- Consultar o dentista com regularidade, para que seja detetado em fase inicial;
- Evitar mascar chicletes;
- Tentar evitar mastigar alimentos muito duros. Por exemplo, frutos secos;
- Evitar hábitos como roer unhas ou roer canetas;
- Se der conta que aperta os dentes durante o dia evite fazê-lo. Geralmente as pessoas tendem a fazer quando estão numa situação ou tarefa mais complicada, ou num momento de maior stress;
- Fazer exercício físico também é um bom aliado, pois reforça os músculos e ajuda a controlar o stress e ansiedade.