Tabagismo na Saúde Oral

6 consequências do tabaco para a sua saúde oral

O cigarro contém inúmeras substâncias com efeitos tóxicos. O consumo de tabaco traz problemas de saúde, e a saúde oral não é exceção.   
Deixamos aqui neste artigo 6 consequências do impacto do tabaco na sua saúde oral:

• Mau hálito

O mau hálito, ou halitose, é uma das consequências que estão em primeiro lugar. Provoca inevitavelmente um hálito desagradável, gerando desconforto.
Se quer mais informações sobre o mau hálito, deixamos aqui tudo que precisa de saber :

• Pigmentação dentária

Os cigarros contêm substâncias, como a nicotina e o alcatrão, que se depositam na superfície dos dentes e são elas as responsáveis por escurecer e amarelar o tom dos dentes. Além disso, na maioria dos fumadores formam-se manchas, que com idas regulares ao dentista conseguem ser removidas com facilidade numa limpeza dentária.

• Doença periodontal (gengival)

A nicotina presente no cigarro diminui a circulação sanguínea das nossas gengivas, muitas vezes há uma falsa sensação de saúde gengival uma vez estas não sangram na escovagem. No entanto o tabaco é um dos fatores de risco para a recessão gengival e perda de dentes.

• Alterações do paladar e olfato

O tabaco altera a sensibilidade tanto do paladar como do olfato. Da mesma forma que a perceção de sabores é alterada, a perceção de odores também é uma das consequências muito frequentes em fumadores.

• Tratamentos dentários debilitados

O cigarro é um inimigo à recuperação de tratamentos dentários. Ele dificulta a cicatrização, da mesma forma que aumenta a probabilidade de complicações pós-operatórias.
A incidência de caries perto da raiz dos dentes também é uma das consequências em quase todos os fumadores que fumam continuamente ao longo dos anos.

• Cancro Oral

O cancro oral tem altos índices de mortalidade, que se deve na maioria dos casos a um diagnóstico já tarde.
Os especialistas comprovam que 70% das pessoas que têm cancro oral, são fumadores ou consomem álcool em excesso.

Se é fumador, para que as coisas sejam controladas, não se esqueça de fazer visitas regulares ao seu dentista. Ainda que sem sintomatologia deve ir de meio em meio ano, o medico dentista desempenha um papel fundamental no controlo da sua saúde oral.

Com todas estas advertências, já sabe, a única maneira de se afastar o mais possível das consequências, é deixar de consumir tabaco. Existem hoje em dia inúmeros produtos e profissionais que o podem ajudar nesse aspeto, incluindo o seu Médico Dentista.

Qualquer questão entre em contacto connosco!

Open chat