Laser na Medicina Dentária

Os avanços tecnológicos na medicina dentária têm permitido tratamentos mais seguros e mais confortáveis. Um desses avanços é a utilização da tecnologia Laser, que promove o bem-estar dos nossos pacientes, permitindo alcançar resultados incríveis.

Em que pode ser usado o Laser?

O Laser pode ser usado em praticamente todas as áreas da medicina dentária e traz inúmeras vantagens. Pode ser usado para dores musculares e articulares, bruxismo, sensibilidade dentária, parestesias e nevralgias, dor pós-operatória, edema, sangramentos, bolsas periodontais, remoção de quistos odontogénicos, peri-implantite, gengivectomias, frenectomias, remoção de lesões orais, e também estética orofacial.

Tenho bruxismo, o laser pode resolver?

O bruxismo é definido como uma atividade repetitiva dos músculos mastigatórios, caracterizada pelo apertamento ou ranger dos dentes e/ou compreensão da mandíbula. O laser é uma nova forma terapêutica, que possibilita controlar os efeitos do bruxismo. Este permite o relaxamento muscular, atuando igualmente a nível articular, como um anti-inflamatório natural. O Tratamento a Laser é natural, sem os riscos de adição que algumas terapias medicamentosas apresentam, sendo igualmente um tratamento simples, rápido e sem dor. Pode ser usado em conjunto com as tradicionais goteiras, e fisioterapia.

Tenho sangramento persistente nas gengivas, o laser pode ajudar?

Atualmente o laser é uma das ferramentas que podemos utilizar em situações em que a remoção da placa através da destartarização não resolve por completo o sangramento ou em pacientes com muito baixa intolerância a este procedimento. Assim, é uma ferramenta atraumática e indolor para destruição de bactérias responsáveis pela inflamação gengival.

O Laser pode contribuir no alívio da sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária, por vezes, é um problema que afeta grande parte da população.
Esta é provocada por alterações de temperatura que afetam a região interior do dente (dentina) que nestes casos poderá estar exposta por várias razões.
O laser permite fechar os canais dentinários, evitando que as alterações de temperaturas chegam a polpa dentária, impossibilitando assim a existência de dor.

Existe alguma contraindicação para o uso de laser? A sua utilização é segura?

O Laser é indicado em pacientes especiais com patologia cardíaca, pulmonar, renal, hepática e de coagulação. Também pode ser utilizado em grávidas e crianças. Para crianças o laser é bastante aconselhado, já que permite realizar tratamentos sem recurso a qualquer instrumento vibratório com água, o que por vezes, é o que mais incomoda os mais pequenos, por isso conseguimos dessa forma, uma consulta mais calma e tranquila.

O nosso laser é indicado também para quem quer deixar de fumar, sabia?

Já anda há algum tempo a tentar deixar de fumar e não consegue? Nós estamos aqui para o ajudar! E aliado a isso, a sua saúde oral também sai a ganhar!

O tratamento de cessação tabágica com laser, consiste na bioestimulação do pavilhão auricular (ouvido), rosto e mãos, com recurso a um laser de baixa intensidade, completamente indolor e não invasivo cujo efeito provoca a redução significativa dos sintomas de abstinência, da falta de nicotina (ansiedade, irritabilidade, falta de concentração, dor de cabeça) permitindo ao paciente deixar de fumar de uma forma mais suave. 

Ficou com alguma questão?

Ligue connosco!

Open chat