Cirurgia Oral: 6 Dicas para uma boa recuperação

Os cuidados a ter após uma cirurgia são tão importantes quanto o ato cirúrgico. O sucesso do tratamento também depende de si!
Tenha em atenção as recomendações que lhe vamos dar de forma a ter uma recuperação rápida e uma boa cicatrização.

Deixamos então as 6 dicas que devem seguir:

  • 1- Colocação de gelo
    Nas 24 horas seguintes à cirurgia oral, deve aplicar gelo, pois ajuda a controlar a inflamação de modo a não provocar edema (inchaço). 
    Encoste o saco de gelo no rosto, na zona intervencionada, por períodos de 20 minutos e faça pausas de 10.

  • 2- Descanso
    É importante que evite fazer esforços bem como exercício físico após o ato cirúrgico, uma vez que pode provocar o risco de sangramento.
    Evite posições que aumentem o fluxo sanguíneo em direção à cabeça, quanto mais alta for a posição da sua cabeça, melhor será para a reduzir a inflamação.
    Não descanse em locais com a presença de sol nem em locais quentes.
  • 3- Alimentação
    Nos dias seguintes à cirurgia, deve evitar alimentos duros e quentes. Para que tenha uma rápida recuperação é aconselhável ingerir alimentos frios e moles, especialmente líquidos.
    A mastigação deve ser feita para o lado aposto do intervencionado para não lhe causar dor ao comer.
  • 4- Higiene Oral
    Durante o período pós-operatório, use escovas dentárias com as cerdas macias. Deve escovar na zona intervencionada, mas com cuidado, de forma suave e lenta.
    O uso de elixires deve ser suspenso nas primeiras 72 horas, a menos que o seu dentista o mande fazer.
    Se o seu médico dentista indicar, poderá também fazer uso de produtos auxiliares como por exemplo gel anti-inflamatório de aplicação tópica.
  • 5- Hemorragia (sangramento)
    Nem sempre há sangramento após a cirurgia, no entanto é algo considerado normal nas primeiras 24 horas. Pode controlar o sangramento mordendo uma gaze colocada diretamente sobre a ferida durante cerca de 30 minutos. Caso persista e não pare deve contactar o seu médico dentista.

  • 6- Tabaco
    Evite também fumar durante este período, uma vez que pode ser bastante prejudicial à cicatrização da ferida.

Todas estas indicações são dadas no dia da consulta!

Em caso de dúvidas sobre alguns sintomas ou quaisquer efeitos secundários relacionados com a cirurgia ou medicação, é importante entrar em contacto com a clinica que fez a intervenção.


Open chat